Dá para comemorar no Brasil Atual?

A vida é uma estrada onde certos momentos especiais são os milestones. Um casamento ou um aniversário são celebrados festivamente; vitórias são festejadas e mesmo a perda de alguém querido requer uma cerimônia que propicie “conclusão”. São rituais que registram a importância desses eventos, marcas no caminho nos mostrando o sentido da vida. 

Por isso planejamos esta celebração aqui nesse Buraco, neste momento.

 

Mas…..no Brasil  até planejar festa é difícil.

 

Nós mudamos nosso escritório para dentro da obra, para ficar perto da ação, só que, aí, as obras paralisaram e ficamos pensando – “em que diabos de buraco nos metemos!!”

 

E, como às vezes acontece, o que está já está ruim, piora!   Já estávamos no buraco e aí, veio à crise. Na brasil crise não acaba! Ela se reinventa, se renova, se reencontra. É um buraco sem fim, continuo, vai chegar à China.

 

Buraco é a imagem perfeita da crise. Um buraco dantesco, bruegeliano, com cara de “Serra Pelada”, escavado com o dinheiro suado da nação, com a insegurança parida pelo exagero de leis e regras, com corporativismo, capitalismo de compadres, corrupção e burrice, camuflados sob o manto do ódio ao mercado. São muitas razões que levam o Brasil ao buraco.

 

É.., mas no Brasil, o buraco é mais embaixo, sempre!

 

Parece que temos fixação por buraco: É buraco nas ruas, buraco nas contas públicas, buraco na previdência, na Petrobrás, buraco é algo que nunca falta no brasil.

 

No entanto, buracos podem ser positivos e até didáticos. O B32 precisa do buraco para suas fundações e é dele que sairá nosso prédio. Assim fico imaginando se não podemos construir as fundações de um novo Brasil a partir deste imenso buraco em que nos encontramos?

 

É uma reflexão esburacada? Realmente, mas do fundo deste buraco, concluo que só podemos ir para cima, só melhorar. O Brasil é maior do qualquer buraco, e para encher o buraco só precisa que o governo pare de encher o saco.

 

Assim, com coragem e determinação, com criatividade e valores, como aqui, vamos construir cidades melhores, vamos construir um Brasil melhor. Nenhum buraco vai segurar a gente! Vamos tapar os buracos do nosso Brasil!

 

Enfim cá estamos nesta cerimônia. Era para ser uma cerimônia de Groundbreaking, mas o ground já era, sobrou só o buraco. Depois pensamos em “pedra fundamental”, mas as fundações já foram. As pás para cerimônia do Groundbreaking foram compradas já a alguns anos, e como já temos essas pás que tanto simbolizam esforço e trabalho, não podíamos deixar de celebrar. O que fazer? Assim convido vocês, pela “primeira vez na história do mundo”, para cerimônia do “Buraco Cheio”. Vamos celebrar a saída do buraco, o nosso e o do brasil, vamos acabar com os buracos do Brasil. É isso aí, vamos sair do buraco, encontrar o rumo e construir o país que os brasileiros verdadeiramente querem. E para sair do buraco, vamos enterrar neles tudo aquilo que nos levou para o buraco. Vamos enterrar a incompetência, a corrupção, o cinismo e o ressentimento. Vamos enterrar tudo que emperra e atravanca este país.

 

Buraco tapado, prédio construído, Brasil resolvido! E o importante é que desse buraco só restarão coisas positivas – as fundações, as garagens, as lições. E uma das lições mais importantes desse buraco é que sem parceiros você não sai do buraco. Por isso, se meio do caminho tiver pedras, se no meio do caminho tiver um grande buraco, é importante ter grandes parceiros ao teu lado.