Entrevista Rafael Birmann

Entrevista Rafael Birmann

 

  1. Cuéntenos un poco cómo se inició en el negocio inmobiliario.

 

Meu pai era banqueiro mas em 1977 vendeu o banco por razoes  de saúde e resolveu iniciar uma empresa de investimento imobiliário. Com ele estava doente, me pos a frente dos negócios. Eu tinha 24 anos e não entendia nada de negócios imobiliários, alisas não entendia nada de negócios em geral, mas contei com a orientação dele por mais uns 3 anos, ate janeiro de 81, quando ele veio a falecer. 

 

  1. Por que construir especificamente edifícios y no otra cosa?

 

A incorporação imobiliária é uma das profissões mais gratificantes que existem. Primeiro porque ela abrange todo tipo de áreas – alem das obvias Engenharia e  arquitetura, temos economia, finanças, direito, marketing e vendas, publicidade, artes, política, urbanismo; paisagismo; relações internacionais, e quando olho para trás vendo o que se passou tem muita historia e ate, para quem quiser, um pouco de filosofia. Enfim é uma profissão onde não existe tédio nem falta de desafios.

 

Alem dessa gama todo de interesses e desafios, esta é uma profissão que você VE a sua realização, ela é concreta. E eu sempre gostei de fazer coisas bonitas que também agregassem algo ao avanço da comunidade onde vivo. É uma forma de realização pessoal. Dinheiro é bom mas para mim vem num distante segundo lugar. Parece mentira mas não é. Alias, também acredito que  o sucesso  financeiro vem automaticamente para quem faz bem seu trabalho.

 

  1. En qué países aparte de Brasil está presente Birmann?

 

Alem do Brasil já investimos no Chile, naturalmente, e na Argentina, mas já abandonamos a Argentina. Ao contrario dos Chilenos é muito difícil trabalhar com os argentinos. Sem falar mal dos argentinos, alias tenho ate família lá,  posso dizer que os chilenos são honestos trabalhadores, sinceros, humildes e cumpridores de seus acordos. 

 

  1. Cómo nace la idea de invertir en Chile?

 

Nos  desenvolvemos uma grande especialização em edifícios de escritórios no Brasil , incorporando o “estado dar arte” a nível mundial em nossos projetos. A partir disso, em 94, fomos procuramos pelo Bryan Busson, que havia iniciado operar com Mackenzie Hill aqui no Chile para desenvolvermos um prédio de escritórios aqui com nosso tecnologia.  E assim começou.

  1. Porqué Chile y no otro país? Cuál es su visión acerca del negocio inmobiliario en nuestro país?

 

As vantagem do Chile são muitas. É o pais com a economia  mais bem estruturada da América do sul. Seu sistema de leis, seu ordenamento jurídico e financeiro é acolhedor aos investimentos e aos investidores. A grande vantagem do Brasil é seu tamanho gigante, e seu dinamismo que compensa a falta de um foco institucional favorável ao investimento. O Chile se não tem tamanho tem qualidade. Como se dizia: tiquitito pero cumpledor

  1. Cómo ve Ud. el futuro en cuanto al negocio inmobiliario en general?

O negocio imobiliário sempre terá seu  espaço. No Brasil ha anos ouço dizer que não existem mais terrenos, que o negocio não tem mais margem. Ouvíamos  também que na era da Internet não haverá mais necessidade de escritórios,  de shoppings, mas na verdade a demanda tem aumentado constantemente. A  verdade é que o negocio continuara pelo menos por mais uns mil anos. Pode apostar.

 

  1. Tiene Birmann algún tipo de filosofía especial que distinga un Edificio Birmann de uno corriente?

 

Nosso produto esta sempre imerso em uma filosofia muito especifica.

Primeiro é o nosso desejo de atender o cliente em suas mais completas necessidade. O produto e o negocio só existem em função disso. E é nossa satisfação e nosso Maximo empenho em fazer isso tudo em um  produtos de altíssimo qualidade de design e padrão tecnológico. E isso se traduz por um “todo” que é difícil de apontar mas que só de olhar um de nossos prédios e já se percebe que é um Birmann . 

 

  1. Podrá Chile contar en un futuro cercano con otro Edificio Birmann?

 

Sem duvida. Gostaríamos de realizar outros edifícios de escritórios mas também de realizar edifícios residências com a qualidade e tecnologia Birmann, aqui nesse pais maravilhoso. Somos muito gratos ao Chile; e aos chilenos pela hospitalidade que nos recebem. Sempre nos sentimos em casa aqui. Aqui somos chilenos e queremos contribuir com o desenvolvimento do Chile. 

 

  1. En qué radican las principales diferencias en el tema inmobiliario, entre Brasil y Chile?

Existem múltiplos fatores  que diferenciam os dois mercados mas os fatores  mais marcantes que diferenciam os dois paises são abundancia de financiamentos do Chile em relação ao Brasil e o tamanho do mercado brasileiro em relação ao Chile. Alem do que nosso futebol é melhor.